sexta-feira, 27 de maio de 2011

AGORA GOSTEI A MINHA DUAS BANDAS QUE EU GOSTO JUNTOS Cavaleiros do Forró e Calcinha Preta Cantam na abertura do São João de Estância



Estância fica em Sergipe é a cidade jardim, lugar nenhum do Brasil faz São João bom assim, se alguém disse que existe, pode dizer que é lambança, duvido que alguém faça São João que nem Estância”. Letra da compositora estanciana Raimunda Andrelina, gravada na voz do sergipano Rogério. Estância se enche de luz, de cores, de vida, para festejar os Santos juninos, Santo Antonio, São João e São Pedro. A cidade é transformada em um grande arraial, bandeirolas, balões, alegorias, anunciam a alegria do povo estanciano para festejar os três Santos do mês de junho.
A cidade de Estância está trabalhando diuturnamente no sentido de ultimar os preparativos para mais um São João. O prefeito do município, Ivan Leite, tem atuado junto à sua equipe e acompanhado de perto para que tudo fique pronto até o dia 31 do mês em curso, quando é realizada a abertura dos festejos com a tradicional “Salva de São João” composta de arrastão cultural, bênção da fogueira, inauguração da cidade cenográfica, na Praça da Matriz, culminando com os shows das bandas Calcinha Preta, Cavaleiros do Forró, Rojão Diferente e Fauna & Flora, no Forródromo Governador João Alves Filho.
De olho no sucesso da festa, a Prefeitura já iniciou a construção do “Arraial do Progresso”, uma espécie de vila do forró, com área coberta onde serão concentradas as apresentações folclóricas do período: trios pé-de-serra, quadrilhas juninas, reisados, pastoris, batucadas, samba de coco; com praça de alimentação para as comidas e bebidas típicas da estação - pamonha, canjica, bejús, bolos de milho, cocadas, amendoim, licores de pitanga, de murici, de jenipapo, de cambuí, graviola – encontradas em grande escala no interior do arraial.
Estância se destaca por oferecer imenso leque de atrativos culturais. São trinta dias de festa que agregam cerca de 20 concursos juninos: do melhor licor, da melhor comida típica, da rua mais enfeitada, das agências bancarias mais decoradas, do melhor buscapé, da melhor espada, do melhor barco de fogo, da melhor quadrilha junina, das rainhas mirim e adulta e etc., tem forró nas feiras livres, nas praças, nos postos de combustíveis, nas lojas do centro comercial, nos supermercados, pelos bairros da cidade são encontradas ruas decoradas a caráter, fogueiras acesas, famílias reunidas em festa.
O arraial do progresso, construído na Praça da Matriz,  vai estar todo arrumadinho, bem decorado, feito a capricho,  onde as noites serão animadas com atrativos culturais, sanfoneiros, arrasta-pé, exibição de barco de fogo, de espadas; um ambiente ideal para ser desfrutado junto à família, junto aos amigos,  apropriado para os turistas que queiram cair no forró buscando distanciar-se da agitação dos grandes centros urbanos. Estância tem essa característica de oferecer um São João com o gostinho de estar no interior.
Além de toda essa riqueza cultural, o prefeito Ivan Leite leva os festejos juninos às escolas da zona rural por meio do “São João no Campo”, proporciona as comunidades mais afastadas a mesma emoção dos festejos da cidade. A programação preparada pela Prefeitura ainda reserva para os apreciadores do FORRÓ DANCE os shows com as bandas de renome nacional que serão realizados na praça de eventos do forródromo.
Os Santos do mês de junho - Santo Antônio, São João e São Pedro - são bem venerados nesse período pelos estancianos, um dos povos mais cordiais do mundo, segundo o escritor baiano Jorge Amado. Se você  deseja desfrutar de um bom São João, Estância tem o menu ideal, é dos melhores roteiros. Você vai  gostar, venha conhecer! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RADIO CALCINHA PRETA

VOLTA SEMPRE